segunda-feira, 9 de março de 2009

FanqFootMondiale 2009

FanqFootMondiale 2009
Micro Fanq Mundial de futebol de 7


Grupo A_________Grupo B
1. Sealand_____________1. Lesoto
2. Togo_______________2. Nauru
3. Kiribati _____________3. Comores
4. Suriname ___________4. Tuvalu


Informações sobre os países integrantes do Mundial

1. Sealand
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sealand
Pequeno país situado ao largo de Inglaterra (Suffolk), é um Principado, e tem uma área de 550 m2, 27 "membros" (uma vez que não cabem lá todos como habitantes!!).
Reclamou a indepedência o Major do Exército Britânico em 1967. Não vale a pena ver nada aqui, porque a verdade é que pouco tem. Nem gaivotas aqui pousam para descansar. Eventualmente a população residente serãoi mexilhões.
República do Kiribati, composto por 32 atóis, e localizada no Oceano Pacifica (Micronésia), já esteve ocupada por quase toda a gente que andou por ali (até um país como o Tonga ocupou esta micro nação). Reclamou a independência dos ingleses em 1979. Tem 726 km2, e uma população estimada de 105.432 (estimativa de Julho de 2005). Vale apena ver a residência do Presidente da República, bem como o Parlamento. O nome deste país é uma pronunciação local do nome Gilbert. J. Maarten Troost é um escritor que por ali andou e resolveu escrever uns livros sobre a sua estadia por lá: Getting Stoned with Savages (2006) e The Sex Lives of Cannibals (2004).
3. Nauru
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nauru
Outra grande país (aliás é uma frase constante o grito de guerra deste país: "Nauru, és grande!!), com 21 km2 e uma população estimada de 13.770 habitantes, estimadas em Julho de 2008. Também República, rebelou-se contra a Austrália em 1968 (ou foi esquecida). Em 2006 deixou de existir a Air Nauru, o que afastou ainda mais esta ilha de contactos com os selvagens. A principal riqueza desta ilha é o fostato da caca das gaivotas. Também se localiza no Oceano Pacífico (Micronésia).
4. Tuvalu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuvalu
Mais outro país dessa zona portentosa em revelar micro nações, que é o Oceano Pacífico, localiza-se entre o Hawaii e a Austrália. Tem 26 km2 e uma população estimada de 11.992 habitantes (Julho 2007). É uma Democracia Parlamentar com uma Monarquia Constitucional. A capital chama-se Funafuti. A frase inscrita no brasão de armas é "Tuvalu mo te Atua!!" ( Tuvalu para os poderosos!!, talvez seja uma frase de chamamento para uma possível ocupação por alguém poderoso que se queira apoderar desta Nação). Não tem recursos naturais. Daqui partiram muitos trabalhadores para Nauru, para trabalharem na recolha da caca de gaivota fossilizada...

República Federal Islâmica, localiza-se na costa oriental africana, perto de Moçambique e Madagáscar. Descobertas (achadas, como parece que se diz agora... Ou será que só se achou o Brasil e o resto descobriu-se?!) pelos portugueses no séc. XVI, tornaram-se independentes em 1975 (na altura era França que tinha achado este micro país!!), tornando-se uma Repúlica. Em 25 anos teve 19 golpes de Estado (talvez mesmo mais atendendo ao hiato de tempo entre a escrita destas linhas na Wiki e os dias de hoje... Um gajo não faz ideia!!). Tem um vulcão activo. A população é maioritariamente islâmica (98,3%), enquanto que 1,6% professa outras??!!! religiões (devem ser famílias desvairadas e muito conhecidas naquele país!!!), enquanto que se sabe de uma família inteira de 4 pessoas que não professa religião, representado 0,1%. Tem uma área de 1.862 km2, e uma população estimada de 731.775 habitantes (uma das menores potências do micro futebol, e praticamente a tempo de dar o lugar ao Vaticano nesta lista!).

A República Togolesa situa-se entre o Benim e o Gana, no Oeste Africano. É uma país sub-tropical, subsaariano, e sabe-se lá mais sub quê!!!... Não sendo o maior (56.785 km2), mesmo assim consegue ter uma população de fazer inveja a muita gente, 6,3 milhões de habitantes(estimativas de 2006). Proclamou a indepedência em 1960 de França, e teve um senhor no poder durante 38 anos, que deixou a "cadeira" ao filho, para ser eleito democraticamente em 2005. Estreou-se no Mundial de Futebol na Alemanha em 2006, viu que não era para eles e voltaram para reinar no Estádio de Belém.


A República do Suriname é o único representante do continente sul-americano. Situa-se entre Guianas e tem o Brasil por baixo. Tem uma área de 163.821 km2 e uma população estimada de 470.784 pessoas (segundo estatísticas de 2005). Tem um Reserva Natural classificada pela UNESCO. No início do séc. XVI foi descoberta (achada?!, voltamos ao mesmo!!...) por muita gente que andava para aqueles lados armados em exploradores (ingleses, franceses, holandeses e portugueses). Tirou-se à sorte e acabaram por ficar os holandeses com a área, Tratado de Breda , 1667 (dito por alguém constipado!!). Conseguiu a independência em 1975 após negociações de um partido NPK (multi-étnico criolo, africano, africano-europeu?!!, mestiço, ver wiki!!) com a Holanda. a sua grande matéria-prima é a bauxita (Quê!?? perguntam vocês...).
A Bauxita ou bauxite é um mineral que ocorre naturalmente. A bauxita é um material heterogêneo, composto principalmente de um ou mais hidróxidos de alumínio, e várias misturas de sílica, óxido de ferro, dióxido de titânio, silicato de alumínio e outras impurezas em quantidades menores.
Os principais hidróxidos de alumínio achados em proporções variadas na bauxita são
gibsita e os isômeros boemita e diásporo. A bauxita é classificada tipicamente de acordo com a aplicação comercial: abrasivos, cimento, produtos químicos, metalúrgicos e material refratário, entre outros.
A maior parte da extração mundial de bauxita (aproximadamente 85%) é usada como
matéria-prima para a fabricação de alumina, por lixiviação química, método conhecido como processo Bayer. Subseqüentemente, a maioria da alumina produzida deste processo de refinamento é, por sua vez, empregada como o matéria-prima para a produção de alumínio metálico pela redução eletrolítica da alumina em um banho de criolita natural ou sintética fundida (Na3AlF6), método conhecido como processo Hall-Héroult.
Bauxita é a matéria-prima mais usada na produção de alumina em escala comercial. Outras matérias-primas, como
anortosito, alunita, rejeitos de carvão, e óleo de xisto, oferecem fontes potenciais adicionais de alumina. Embora pudessem requerer tecnologia nova, a alumina destes materiais não-bauxiticos poderia satisfazer a demanda para metal primário, refractários, substâncias químicas de alumínio, e abrasivos. Mulita sintética é produzida de cianita e silimanita, substitutos para refratários bauxiticos. Embora mais caros, carbeto de silício e alumina-zirconia substituem abrasivos bauxiticos.
Tem uma área de 163.821 km2, e 470.000 habitantes.
De referir ainda a potência do futebol que é, uma vez que praticamente todos os bons jogadores holandeses descendem daqui.




Antigamente chamada de Basutolândia, é agora conhecido como Reino do Lesoto. É uma Monarquia Constitucional, mas o Rei está proibido de participar em actividades políticas (à semelhença do PSD!!). De destacar a frase do brasão de armas: "Khotso, pula, nala" (Paz, chuva, prosperidade, e todos nós sabemos como umas coisas levam às outras!!!!!!). Pode não chover muito, mas a verdade é que um dos grandes bens de exportaçã odeste país é a água.
Está rodeada pela África do Sul, tem uma área de 30.355 km2, e 1.795.000 habitantes (estatística de 2005). Torna-se independente de Inglaterra em 1966.

Sem comentários: